OpenAI lança o SearchGPT para concorrer com o Google
A OpenAI está entrando no competitivo mercado (do Google) de mecanismos de busca com o lançamento do SearchGPT. O recurso promete citar fontes e fornecer respostas detalhadas, desafiando o domínio da Alphabet.
Será que o Google está com sua soberania afetada? Seria Max Verstappen chegando para atrabalhar Lewis Hamilton?
Já faz um tempo que o ChatGPT chegou e apresentou ao mundo como a inteligência artificial pode ser uma arma extremamente poderosa nas mãos de qualquer indivíduo, rompendo barreias de tecnologia, aumentando o nível de entendimento sobre diferentes assuntos, um secretátio, professor, diretor, analista, agronomo, TUDO, todos os dias, para qualquer um.
A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, está entrando no competitivo mercado de mecanismos de busca com o lançamento de uma versão de teste do SearchGPT. Essa nova ferramenta promete revolucionar a maneira como acessamos informações online, oferecendo respostas detalhadas e citando fontes confiáveis, desafiando diretamente o domínio do Google, da Alphabet.
No topo do Everest está o Google, dominando o mercado de buscas no mundo há mais de 20 anos, mas ainda com uma abordagem, eu diria, conservadora em relação a utilização de inteligência artifical em seus resultados de pesquisas. Ainda está bem tímido aquela seção ao topo você não acha?
Outras empresas como o Perplexity já estão neste mesmo caminho da OpenAI com o SearchGPT mas ainda com baixa adesão, mas com a chegada de um produto irmão do ChatGP`T, o mercado tende a aumentar o engajamento com as novas ferramentas que surgirão.
O recurso será disponível inicialmente como um protótipo em versão limitada para apenas 10 mil usuários de teste. No entanto, o plano da companhia é integrá-lo futuramente ao ChatGPT.
Uma nova era no comportamento de busca online: conheça o SearchGPT da OpenAI
Funcionalidades do SearchGPT
O SearchGPT vai além das tradicionais listas de links. Ele oferece um resumo das informações encontradas em diversos sites, permitindo que os usuários façam perguntas de acompanhamento sem perder o contexto original. Cada resposta é acompanhada de links para as fontes, oferecendo uma experiência de busca rica e interativa.
Para facilitar ainda mais a navegação, a OpenAI implementou uma barra lateral onde os usuários podem acessar mais resultados e fontes relevantes. Essa abordagem proporciona uma experiência de busca contínua e eficiente, permitindo que os usuários explorem mais a fundo os temas de seu interesse.
Inovação e parcerias estratégicas
Sob a liderança de Sam Altman, a OpenAI firmou parcerias com importantes veículos de mídia, incluindo The Wall Street Journal, The Atlantic, Politico, Business Insider da Axel Springer, e muitos outros. Essas colaborações garantem que o SearchGPT possa fornecer respostas precisas e fundamentadas, sempre com atribuição clara às suas fontes.
Esse movimento estratégico não apenas fortalece a credibilidade do novo mecanismo de busca, mas também apoia a mídia ao direcionar tráfego qualificado para seus sites.
Desafios e oportunidades
O lançamento do SearchGPT marca o desafio mais direto da OpenAI ao Google desde o lançamento do ChatGPT em 2022. O impacto foi imediato: as ações da Alphabet caíram cerca de 2% após o anúncio. Além do Google, outras empresas de IA, como a Perplexity, apoiada por Jeff Bezos, também estão entrando na corrida pelo mercado de busca.
Entretanto, a OpenAI enfrenta desafios semelhantes aos de seus concorrentes, como fornecer informações precisas e evitar “alucinações” — respostas falsas geradas pela IA. Para mitigar esses riscos, a OpenAI está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros de mídia, garantindo que as informações fornecidas sejam da mais alta qualidade e confiáveis.
Feedback e futuro do SearchGPT
Inicialmente disponível apenas para um grupo limitado de usuários, o SearchGPT será testado como um produto separado, mas a OpenAI planeja integrá-lo ao ChatGPT no futuro. A empresa está coletando feedback dos criadores e editores parceiros para refinar a ferramenta antes de seu lançamento completo. Usuários interessados podem se inscrever em uma lista de espera para experimentar a nova ferramenta.
Veja a página oficial aqui.
Com o SearchGPT, a OpenAI não apenas desafia o domínio do Google, mas também redefine a experiência de busca online. Ao combinar IA avançada com parcerias estratégicas e um foco em fontes confiáveis, a OpenAI está posicionada para transformar a maneira como acessamos e interagimos com informações na web.
Com o lançamento do ChatGPT no final de 2022, a OpenAI desencadeou uma corrida para infundir IA generativa numa gama de serviços essenciais da Internet. Google e Microsoft, que é apoiadora da OpenAI, reformularam seus produtos de pesquisa com mais recursos de IA de conversação, enquanto a startup Perplexity introduziu um aplicativo de IA orientado para pesquisa. Agora, a OpenAI está avançando com sua própria visão para pesquisa de IA.
Sinceramente, aqui na Pink and Brain, IA já é um assunto evangelizado a bastante tempo, e de suma importância. Não existe mais profissional de SEO que não utilize com coinsistência qualquer iniciativa de AI.
Aqui utilizamos para tudo: organizar nosso dia, dar ideias de campanhas, de criativos, analisar documentos, páginas web, estrutura de dados, gerar scripts poderosos enfim, tudo. Não se pode negar que não existe mais vida digital sem a inteligência artificial.
Você como usa as ferramentas de IA no dia a dia?
Como o especialista de SEO deve se portar nesse cenário?
Estudando IA. A tendência é que precisaremos aparecer em mais espaços, mas o comportamento pesquisador dos humanos nunca vai acabar.