KPIs importantes para medir o sucesso do seu negócio e campanhas de mídia
Focar nos KPIs certos, tanto para a mídia paga, como o Google Ads, quanto para o sucesso geral do seu negócio, é possível criar um alinhamento estratégico, impulsionar a performance e alcançar um crescimento mensurável . Confira no lab da Pink and Brain!
Índice
- KPIs para a Saúde dos Negócios
- Taxa de Conversão
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
- Margem de Lucro
- Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV)
Sem os KPIs corretos, torna-se difícil avaliar se as campanhas de mídia paga ou as iniciativas de negócios estão de fato gerando resultados. Isso pode levar a metas desalinhadas, esforços desperdiçados e oportunidades perdidas, deixando as equipes sem clareza sobre o que está funcionando ou não.
Se você não pode medir, não pode gerenciar
frase do Peter Drucker
Ao focar nos KPIs certos, tanto para a mídia paga quanto para o sucesso geral do negócio, é possível criar um alinhamento estratégico, impulsionar a performance e alcançar um crescimento mensurável.
A seguir, apresento cinco KPIs para cada área que ajudam a manter o foco nos resultados.
KPIs para a Saúde dos Negócios
Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão no nível empresarial mede a eficiência do seu processo de vendas como um todo.
Como calcular:
- Divida o número de clientes pelo número total de leads.
Exemplo:
- Se sua equipe recebeu 1.000 leads e 100 viraram clientes:
- 100 ÷ 1.000 = 10% de taxa de conversão.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC mede quanto custa para adquirir um cliente, considerando todas as despesas de marketing e vendas.
Como calcular:
- Divida o custo total de aquisição pelo número de novos clientes.
Exemplo:
- Se você investiu R$ 50.000 em marketing e vendas e conseguiu 100 novos clientes:
- R$ 50.000 ÷ 100 = R$ 500,00 por cliente.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI mede o retorno financeiro gerado pelo seu investimento.
Como calcular:
- Subtraia o valor investido da receita gerada, depois divida o resultado pelo valor investido.
Exemplo:
- Se você investiu R$ 10.000 e teve um retorno de R$ 50.000:
- (R$ 50.000 – R$ 10.000) ÷ R$ 10.000 = 400% de ROI.
Margem de Lucro
A Margem de Lucro mostra quanto de lucro sua empresa obteve em relação às vendas.
Como calcular:
- Divida o lucro líquido pela receita total e multiplique por 100 para obter o percentual.
Exemplo:
- Se você teve um lucro de R$ 20.000 e uma receita de R$ 100.000:
- (R$ 20.000 ÷ R$ 100.000) × 100 = 20% de margem de lucro.
Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV)
O LTV mede o valor total que um cliente traz para sua empresa ao longo do relacionamento.
Como calcular:
- Multiplique o valor médio da compra pela frequência de compra e pela duração média do relacionamento.
Exemplo:
- Se o cliente gasta em média R$ 200, compra 3 vezes por ano e permanece por 5 anos:
- R$ 200 × 3 × 5 = R$ 3.000 de LTV.
KPIs para Campanhas de Mídia Paga, como o Google Ads
Custo por Clique (CPC)
O CPC mostra o valor médio que você paga por cada clique nos seus anúncios.
Como calcular:
- Divida o custo total da campanha pelo número total de cliques.
Exemplo:
- Se você gastou R$ 2.000 em uma campanha e obteve 500 cliques, o CPC será:
- R$ 2.000 ÷ 500 = R$ 4,00 por clique.
Taxa de Impressão (IS)
A Taxa de Impressão mede quantas vezes seus anúncios foram exibidos em comparação com o número total de vezes que poderiam ter sido mostrados.
Como calcular:
- Divida o número de impressões obtidas pelo total de impressões disponíveis.
Exemplo:
- Se havia 10.000 impressões disponíveis e você obteve 7.500, sua taxa será:
- 7.500 ÷ 10.000 = 75% de taxa de impressão.
Taxa de Cliques (CTR)
A Taxa de Cliques indica a proporção de pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de vezes que ele foi exibido.
Como calcular:
- Divida o número de cliques pelo número de impressões.
Exemplo:
- Se o anúncio foi mostrado 10.000 vezes e recebeu 300 cliques:
- 300 ÷ 10.000 = 3% de CTR.
Custo por Aquisição (CPA)
O CPA mede quanto custa para adquirir um cliente ou lead através da sua campanha.
Como calcular:
- Divida o custo total da campanha pelo número de aquisições/conversões.
Exemplo:
- Se você gastou R$ 10.000 e obteve 200 conversões:
- R$ 10.000 ÷ 200 = R$ 50,00 por aquisição.
Taxa de Conversão (CVR)
A Taxa de Conversão mede quantos usuários realizaram a ação desejada (compra, cadastro, etc.) depois de clicarem no anúncio.
Como calcular:
- Divida o número de conversões pelo número total de cliques.
Exemplo:
- Se 500 pessoas clicaram no seu anúncio e 50 delas compraram:
- 50 ÷ 500 = 10% de CVR.
Esses KPIs ajudam a monitorar o desempenho das campanhas de mídia paga e a saúde financeira do negócio, permitindo ajustes contínuos para garantir o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Se você precisa de ajuda com suas campannhas de Google Ads, ou mesmo quer ter os ratos ao lado para suas estratégias de negócio, posicionamento, branding, aquisição, engajamento e retenção, conte com os ratos da Pink and Brain.