Fim do Sitelinks Search Box: Bye Bye caixinha de busca na SERP
A partir de 21 de novembro de 2024, o Google deixará de exibir o componente, mas sem impacto no ranqueamento ou nos outros sitelinks
O fim do componente sitelinks search box das empresas no Google Search soa um tanto amargo para grandes players principalmente de e-commerces e marketplaces que, em teoria, se beneficiariam dessa funcionalidade. A partir de 21 de novembro de 2024, o Google deixará de exibir o componente, mas sem impacto no ranqueamento ou nos outros sitelinks. A mudança simplifica os resultados de busca, enquanto o Search Console não relatará mais dados sobre essa feature, o que impacta profissionais de SEO e webmasters, principalmente aqueles que investiam na marcação de dados estruturados.
Sinceramente, nunca vi grande vantagem no sitelinks search box, principalmente porque, em várias ocasiões, acabava prejudicando mais do que ajudando. Por exemplo, ao ser mal configurada, essa busca interna direcionava usuários para a página de resultados do Google, onde concorrentes podiam exibir anúncios pagos. Além disso, ferramentas internas de busca dos sites, quando bem otimizadas, geralmente oferecem mais funcionalidades, como sugestões de produtos, categorias, entre outros, que o Google não oferecia nessa feature.
Portanto, a remoção dessa ferramenta deve ser vista como uma oportunidade para continuar otimizando os pontos que realmente importam em SEO: sitelinks, tags como title e meta descriptions, entre outros elementos essenciais. Não se deixe abater pelo fim de uma feature pouco usada e continue focando em estratégias de SEO que realmente agreguem valor ao seu negócio.
Dicas para adaptação
Nem tudo está perdido. Na verdade, enxergo como mais uma oportunidade, já que o fim é para todos e não só para “meu” caso, ou “seu caso”.
- Aposte em buscas internas robustas: invista em mecanismos de busca próprios que ofereçam uma melhor experiência ao usuário, com sugestões de produtos e filtros otimizados.
- Continue com boas práticas de SEO: garanta que seus sitelinks estejam bem estruturados, e que o conteúdo do seu site seja relevante e otimizado.
- Fique de olho nas atualizações: o Google sempre lança novidades e, ao invés de depender de features como o sitelinks search box, aproveite para fortalecer sua estratégia de SEO em outros pontos que impulsionam o tráfego orgânico.
Continue evoluindo, otimizado e ajustando para garantir que sua presença digital esteja sempre à frente!
Consultoria 1080º de SEO e desenvolvimento web
Se você precisar de ajuda com suas estratégias de aquisição e desenvolvimento web, conte com a Pink and Brain. Somos ratos quando o assunto é SEO e Google Search.