Google para de dar suporte para a meta tag noarchive
A meta tag noarchive servia para instruir o Google a não manter uma cópia em cache de uma página. Como o Google não oferece mais o recurso de cache, essa diretiva se tornou obsoleta.
Com o fim dos links das imagens de cache que ficavam em snippets na SERP e na recente remoção do operador de cache no serviço de busca do Google, a empresa também deixou de suportar a diretiva da meta tags noarchive no Google Search. A meta tag noarchive servia para instruir o Google a não manter uma cópia em cache de uma página. Como o Google não oferece mais o recurso de cache, essa diretiva se tornou obsoleta.
O que fazia a meta tag noarchive?
Anteriormente, a função da noarchive era impedir que um link para a versão em cache da página aparecesse nos resultados de pesquisa. Na época, o Google explicou: “Caso essa regra não seja especificada, o Google pode gerar uma página em cache e os usuários podem acessá-la através dos resultados de pesquisa”.
Agora, o Google moveu essa diretiva para a seção de histórico da sua documentação oficial, destacando que o recurso de link em cache não está mais disponível nos resultados de pesquisa do Google. No entanto, a remoção da meta tag não é necessária, pois outros mecanismos de busca e serviços ainda podem utilizá-la.
O Google também enfatizou que o uso da noarchive não afetava negativamente o SEO, desmentindo os rumores sobre potenciais impactos.